12 de set de 2011

Parabéns Crochê!


"O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, que significa gancho, mas onde e como surgiu, ninguém atesta com precisão. No entanto, pesquisas arqueológicas comprovam que o crochê teve origem na China, como uma forma de costura. Posteriormente, a técnica, conhecida como tambouring (palavra do idioma inglês, que significa tambor) ultrapassou fronteiras alcançando a Turquia, Índia, Pérsia, norte da África chegando, finalmente, ao continente europeu, por volta de 1.700. No final do século 18 a técnica evoluiu para o que os franceses chamam de "crochê no ar", em que o tecido de fundo e o bastidor foram abolidos e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha. Espalhando-se pela Europa, o crochê ganhou fama na Inglaterra na era Vitoriana, quando esse tipo de artesanato era o passatempo preferido das senhoras da nobreza. No início do século 19, fios com a seda eram largamente usados para imitar bordados e laços importados, marcando o pricípio do crochê filé. Gráficos do começo do século 20 já produziam com perfeição as fábulas, contos infantis e até mesmo romances, como a famosa história de Romeu e Julieta...".

É uma arte muito antiga e muito valorizada por ser, totalmente, artesanal e cheia de criatividade. Com apenas uma agulha e linha, pode-se criar lindos modelos em roupas, tapetes, biquínis, acessórios, almofadas e várias outras peças... só depende da criatividade de cada um!
Então mãos a obra e Feliz dia do Crochê!



5 comentários:

  1. Linda postagem Katia...
    muitas informações legais!
    E viva o crochê!
    Beijos
    www.rosaacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia....
    Parabéns pelo seu talento...
    Sua criatividade está estampada em cada peça que produz....
    Além de uma terapia, o crochê é uma obra de arte!!!
    Parabéns a todas nós!!!!
    Beijos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. ola boas enformaçoes sobre o croche são sempre bem vindas ,feliz dia do corche para si tambem, pois faz corche de uma forma tão espetacular que não a palavas que possam descrever bejos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Adorei :) visita o meu* boa semana

    ResponderExcluir
  5. Muito legal conhecer um pouco mais sobre a história do croche, adorei a postagem Katia.
    Parabéns a todas as cocheteiras que não deixam essa arte se perder no tempo.

    ResponderExcluir

Querida amiga! Fico muito feliz em saber que não saiu sem deixar seu comentário, pois ele é muito importante. Venha me visitar sempre!
beijo

Katia Missau

Receba atualizações da " A Magia do Crochê" em seu email

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...